MENU

EUA EXPÕES MAQUETE DO ESCONDERIJO DE BIN LADEN

O serviço de inteligência americano divulgou uma maquete do esconderijo de Osama bin Laden no Paquistão, que permitiu aos Estados Unidos planejar a operação que matou o líder da Al Qaeda há pouco mais de um ano.

O modelo em escala da residência de Abbottabad, norte do Paquistão, foi exibido na quarta-feira nos corredores do Pentágono, provocando os olhares fascinados de soldados e funcionários, que paravam para observar a maquete da famosa área na qual Bin Laden ficou escondido por cinco anos.

Os campos dos arredores foram reproduzidos em argila e os muros da casa, em espuma de poliestireno. A maquete foi construída em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) americana, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto.

A NGA havia exibido a maquete em sua sede, na Virginia, mas esta é a primeira vez que o modelo está fora do edifício, segundo a porta-voz da agência, Erica Fouche. "Até observar o modelo real, não podemos medir o alcance da missão de Abbottabad", disse a porta-voz, a respeito da missão em que os Navy SEALs, comando de elite americano, mataram Bin Laden.

FALE CONOSCO

captcha